Lavras tour

Exposição Lavras e louvores ganha tour virtual

Atualizada em 29/09/21 22:37.

O lançamento será dia 30 de setembro, quinta-feira, às 18h no canal do YouTube da UFG

Lavras tour

Este projeto é parte de uma integração da equipe do Museu Antropológico da UFG (MA) e o DigitalLab UFG, que viabilizaram formatação virtual da exposição Lavras e Louvores, aos discentes do bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), tour virtual este, que compõe a disciplina Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição, do 5º período curricular da graduação.

A exposição, que se tornou o objeto de estudo e instrumento de difusão do curso de Museologia à comunidade, foi inaugurada no ano de 2006. Lavras e Louvores foi pensada para estimular a discussão sobre a região Centro-Oeste, da perspectiva da construção simbólica das identidades regionais: o conjunto de imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos da construção dessa identidade, unidas em dois percursos.

O acervo que agora possui o recurso expositivo em formato digital, panorâmico e bidimensional, conta com objetos compostos de diversos materiais, advindos de doações, aquisições e pesquisas, dos campos arqueológico, etnográfico e documental.

Podemos encontrar desde indumentárias, cerâmicas, fragmentos arqueológicos, fotografias, plumárias, entre outros. Dessa forma, os objetos são compreendidos como portadores de sentidos, como signos desencadeadores de sentimentos, ideias, conhecimentos e memórias que dizem muito sobre nossa identidade.

O Museu Antropológico é uma instituição sem fins lucrativos, aberta ao público, e que se destina, há 50 anos, à coleta, inventário, documentação, preservação, segurança, exposição e comunicação de seu acervo. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o MA é um órgão suplementar da UFG, e tem em seu caráter dinâmico e pedagógico, claramente aplicados nesta recente iniciativa, em atual cenário pandêmico.

Em dois tours virtuais em 360º esta iniciativa inovadora, vai promover ainda mais longevidade ao MA, cumprindo sua função social. O resultado desta experiência é apresentado pelos discentes, de forma fácil e interativa, a partir desta exposição, que em sua valiosa narrativa, dialoga dois aspectos interligados e alternados da vida coletiva: o trabalho e a festa, a lavra e o louvor do centro-oeste brasileiros.

A inauguração acontece no dia 30 de setembro de 2021 às 18h, em uma live  no canal do YouTube da UFG também coordenada pelos discentes de Museologia, no qual o trabalho final poderá ser visto por todos, seguida de programação das ações educativas.

Fonte: DigitalLAB

Categorias: Notícias capa