Lavras e Louvores em 360º

Este projeto é parte de uma integração da equipe do Museu Antropológico da UFG (MA) e o DigitalLab UFG, que viabilizaram formatação virtual da exposição Lavras e Louvores, aos discentes do bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), tour virtual este, que compõe a disciplina Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição, do 5º período curricular da graduação.

A exposição, que se tornou o objeto de estudo e instrumento de difusão do curso de Museologia à comunidade, foi inaugurada no ano de 2006. Lavras e Louvores foi pensada para estimular a discussão sobre a região Centro-Oeste, da perspectiva da construção simbólica das identidades regionais: o conjunto de imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos da construção dessa identidade, unidas em dois percursos.

O acervo que agora possui o recurso expositivo em formato digital, panorâmico e bidimensional, conta com objetos compostos de diversos materiais, advindos de doações, aquisições e pesquisas, dos campos arqueológico, etnográfico e documental.

Podemos encontrar desde indumentárias, cerâmicas, fragmentos arqueológicos, fotografias, plumárias, entre outros. Dessa forma, os objetos são compreendidos como portadores de sentidos, como signos desencadeadores de sentimentos, ideias, conhecimentos e memórias que dizem muito sobre nossa identidade.

O Museu Antropológico é uma instituição sem fins lucrativos, aberta ao público, e que se destina, há 50 anos, à coleta, inventário, documentação, preservação, segurança, exposição e comunicação de seu acervo. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o MA é um órgão suplementar da UFG, e tem em seu caráter dinâmico e pedagógico, claramente aplicados nesta recente iniciativa, em atual cenário pandêmico.

Em dois tour virtuais em 360º esta iniciativa inovadora, vai prometer ainda mais longevidade ao MA, cumprindo sua função social. O resultado desta experiência é apresentado pelos discentes, de forma fácil e interativa, a partir desta exposição, que em sua valiosa narrativa, dialoga dois aspectos interligados e alternados da vida coletiva: o trabalho e a festa, a lavra e o louvor do centro-oeste brasileiros.

A inauguração acontece no dia 30 de setembro de 2021 às 18h, em uma live também coordenada pelos discentes de Museologia, no qual o trabalho final poderá ser visto por todos, seguida de programação das ações educativas.

Tour 360º (Lavras)

Tour 360º (Louvores)

Inauguração: dia 30 de setembro, às 18h, no canal UFG Oficial e Digital Lab UFG no YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ReVaWmalMvY

FICHA TÉCNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Reitor da Universidade Federal de Goiás – Edward Madureira Brasil. Vice-reitora da Universidade Federal de Goiás – Sandramara Matias Chaves. Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD – Jaqueline Araujo Civardi. Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG – Laerte Guimarães Ferreira Júnior. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PRPI – Jesiel Freitas Carvalho. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC – Lucilene Maria de Sousa. Pró-Reitoria de Administração e Finanças - PROAD – Robson Maia Geraldine. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PRÓ-PESSOAS; Everton Wirbitzki da Silveira – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; PRAE – Maísa Miralva da Silva.

MUSEU ANTROPOLÓGICO UFG Direção do Museu Antropológico Manuel Ferreira Lima Filho; Vice-direção do Museu Antropológico  Rossana Klippel de Souza José; Coordenação de Museologia Mayara Domingues Monteiro; Coordenação de Antropologia Tatyana Beltrão de Oliveira; Coordenação de Intercâmbio Cultural  Rossana Klippel de Souza José; Coordenação de Integração do curso de Museologia com o Museu Antropológico Pablo Fabião Lisboa; Coordenação Administrativa Ênya Paula Morais da Silva. Curadoria Exposição Lavras e Louvores Custódia Selma Sena; Nei Clara de Lima; Projeto Museográfico Exposição Lavras e Louvores Mônica Lima Carvalho, Roseli de Fátima Brito N. Barreto, Walquiria Guimarães Duarte.

BACHARELADO EM MUSEOLOGIA UFG Coordenação do Curso de Museologia Vera Regina Barbuy Wilhelm; Vice-coordenação do Curso de Museologia Vânia Dolores Estevam de Oliveira. Docente Responsável pela Exposição Digital Pablo Fabião Lisboa. COMUNICAÇÃO PATRIMONIAL IV - PROJETO E MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO Produção, Curadoria e Montagem de Exposição João Gonçalves de Araújo Neto, Joglesson Rodrigo dos Santos Costa, Giulliano Santos Ramos. Produção Textual Henrique Moreira Oliveira, Tatjana Del Castillo Barboza. Relações Públicas Henrique Moreira Oliveira, Tatjana Del Castillo Barboza. Planejamento de Ação Educativa Ana Julya Tavares da Silva, Gisleide da Cunha dos Santos, Tatjana Del Castillo Barboza. Documentação com Tainacan Joglesson Rodrigo dos Santos Costa, Giulliano Santos Ramos, João Gonçalves de Araujo Neto.