Normativa sobre uso dos acervos

O Conselho Diretor  do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás vem por meio desta normativa instruir sobre o uso dos acervos da instituição para fins acadêmicos:

1. O solicitante deve preencher um formulário disponível no site do MA em que deve ser informado.
  2. Identificação e contatos: Nome completo, CPF, RG, endereço residencial e institucional, telefone para contato, e-mail.
  3. Breve resumo da pesquisa e a natureza dos dados solicitados: informar a natureza da pesquisa (se de formação acadêmica e qual nível; se pesquisa institucional; se pesquisa de contrato; qual tipo de dados solicitados ao órgão.
  4. Pesquisa acadêmica: apresentar o projeto de pesquisa e a carta de apresentação do orientador (a).
  5. Pesquisa de contrato/prestação de serviço. Informar a natureza da pesquisa, qual órgão financiador e qual o propósito da pesquisa e carta de apresentação do órgão.
  6. O Museu Antropológico não dispõe de serviços de cópias, escaneamento, reprodução imagética ou de áudio e não autoriza a saída de qualquer material de suas reservas técnicas.
  7. Não é permitida a entrada ou permanência de terceiros na reservas técnicas do órgão a não ser em casos excepcionais de acordo com os protocolos museológicos se autorizados pelas coordenadorias e curadores da reservas técnicas do MA quando se fizer extremamente necessário.
  8. O pedido será analisado pelo órgão e será respondido num período de 30 (trinta) dias sobre a viabilidade ou não de atender a solicitação.
  9. Em caso afirmativo, o solicitante receberá todas as informações pertinentes ao pedido e uma vez no órgão, o usuário terá acesso ao material solicitado na sala de pesquisa da documentação; deverá observar as normas para acesso e uso dos documentos adotadas e deverá assinar, ao iniciar a pesquisa, um documento de compromisso de citar e usar a marca institucional da UFG e do MA como créditos do produto realizado e enviar cópia do mesmo para o órgão em caso de artigos, trabalho final de curso, dissertações, teses em forma de pdf ou caso de livros uma cópia para a biblioteca do MA.
  10. Projetos de processos seletivos para monografia final de curso, mestrado ou doutorado que não tenham a autorização do órgão para sua realização não podem contar como certa a autorização para a realização da pesquisa. Toda pesquisa que tenha os acervos do MA como fonte deve necessariamente passar a priori por esse procedimento administrativo de gestão de acervos.
  11. Em caso de uso indevido de dados sobre pessoas físicas ou jurídicas quanto ao produto que tenha como fonte de pesquisa os acervos do MA, o órgão se exime de toda e qualquer responsabilidade sobre o fato e o solicitante responderá toda e qualquer demanda jurídica em caso de questionamentos éticos e morais. Para tanto assinará um documento com esse esclarecimento no ato inicial da pesquisa.

Normativa uso dos acervos da instituição para fins acadêmicos           Arquivo PDF