pratas da casa 2

2ª edição do "Pratas da Casa" debate tradição visual

Atualizada em 09/12/21 15:12.

As práticas inclusivas e os acervos etnográficos serão o mote do evento on-line, dia 16/12

pratas da casa 2

Vamos conhecer mais sobre as pesquisas realizadas no MA ou sobre seus acervos? Convidamos a todas as pessoas a participarem da segunda ação on-line relacionada ao módulo “Pessoas e Saberes” da exposição “Redes, Saberes e Ocupações: 50 anos do MA/UFG”. “Pratas da Casa” é um convite a que você venha participar de um intercâmbio cultural e de conhecimentos, uma vez ao mês até fevereiro de 2022, através das inúmeras possibilidades de pesquisas proporcionadas pelos acervos do MA e seus projetos.

Na segunda edição teremos a conversa conduzida pela pesquisa realizada para a Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), da Dra. Mônica Lima de Carvalho, intitulada “Tradição Visual - Políticas de Conservação de Acervos Etnográficos a partir de Práticas Inclusivas”. A atividade “Pratas da Casa” será transmitida ao vivo pelo canal do Museu Antropológico no dia 16 de dezembro, às 19h. Não é necessária inscrição prévia e no momento da transmissão será disponibilizada uma lista de presença para emissão de certificados.

Mônica Lima de Carvalho é conservadora e restauradora no MA/UFG, onde atua no Setor de Conservação e Restauro da Coordenação de Museologia. Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração 'Preservação do Patrimônio Cultural'. Possui graduação em Bacharelado em Artes Visuais pela UFG. Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: Pintura de Cavalete, Escultura Policromada e Papel, pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis - CECOR, da EBA/UFMG. Mestrado em Artes, área de concentração em Arte e Tecnologia da Imagem do Programa de Pós-Graduação da EBA/UFMG. Com aperfeiçoamento em gerenciamento de conservação de coleções etnográficas e arqueológicas pelo Royal Albert Memorial Museum Art and Gallery, em Exeter, UK.

Para tornar a proposta mais dialógica, teremos a presença do interlocutor e organizador, o Me. Leandro Davi Guimarães, servidor no MA/UFG e integrante da Coordenação de Museologia. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás e especialização Lato Sensu em Gestão de Arquivos pela Faculdade Ávila de Ciências Humanas e Exatas. Possui Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFG.

Fonte: Comunicação MA