Mu

Diretor no MA participa de Seminário do Museu Nacional

Atualizada em 26/08/21 23:50.

O evento foi transmitido pelo canal do Youtube do Museu Nacional, no último dia 26, e contou com a participação de convidados da USP e UFRJ

No último dia 26 de agosto, o professor Manuel Lima Filho, Diretor do Museu Antropológico foi convidado pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAS) do Museu Nacional (MN) a participar do Seminário Museus, Ciência e Cidadania. O seminário foi coordenado pelos professores Edmundo Pereira (PPGAS/MN/UFRJ) e Carlos Fausto (PGAS/MN/UFRJ) com a participação da professora Maria Margaret Lopes (PPGMus/MAE/USP) e do debatedor do pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Antropologia do Museu Nacional Felipe Magaldi (PGAS/MN/UFRJ). O evento que foi realizado com transmissão online, propôs a reflexão sobre questões que atravessam os museus hoje, da crítica a suas engrenagens coloniais até seu potencial cívico-científico. Durante a participação do professor Manuel, ele fez uma homenagem aos interlocutores que há muito contribuem nas pesquisas do MA e faleceram por conta da pandemia do COVID-19: Kuaxiru iny-Karajá, Isarire Iny-Karajá, Komantira e da professora Maria do Socorro Pimentel. O debate foi marcado por muitas participações e pautado por questões como a ciência, o lugar dos museus perante as pautas dos coletivos sociais e étnicos, a salvaguarda de museus, a especificidade dos museu universitários e a contribuição da antropologia nos estudos teóricos da cultura material.

Fonte: Comunicação MA