tertúlia

Tertúlia poética em quarentena

Atualizada em 01/09/20 16:25.

Conexão Goiás/Brasil-Arica/Chile!

Dia 1º de setembro, às 19h no Brasil e 18h em Arica, no Chile.
Transmissão ao vivo no canal do YouTube do MA/UFG: https://youtu.be/s9jwKCA13Gc

O Cineclube ImigrAÇÃO e o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás continuam com o projeto de integração cultural na quarentena. Na terça-feira, dia 1º de setembro, às 19h no Brasil e 18h em Arica, no Chile, realizaremos a Primeira Tertúlia poética na quarentena, um encontro entre poetas de três países: Brasil, Chile e Peru.
As conexões culturais entre Arica e Goiás se estabeleceram desde 2018, com a Primeira Mostra de Cinema Goiano no Chile, uma realização do Cineclube ImigrAÇÃO e a Prefeitura de Arica. Em 2020, buscamos estreitar possibilidades de conexões internacionais que reúnem poetas experientes com inspirados admiradores e realizadores de uma arte especial, escrita, que encanta e ilumina novas gerações. Nove representantes de 15 a 53 anos, com experiências diferentes de expressar e sentir a poesia. Renovando a poesia num encontro de gerações e países que muito tem o que compartilhar.
Convidados para este evento os músicos de Arica, “Peregrinos do Norte”, com uma trajetória musical de más de 20 anos, nos concederam a exibição de sua última produção realizada na quarentena. Uma amostra das raízes andinas com sua mística e com ritmos poéticos, que nos transportará ao deserto de Atacama. Do Brasil, convidamos o músico paulista, Ney Silva, com uma trajetória importante na música clássica e com um repertório de música popular que compartilhará sua arte nesta Tertúlia.
A Tertúlia poética nos permitirá abrir novas experiências e perspectivas de integração para a cultura, o cinema e a literatura entre Goiás e Arica.
Para compartilhar poesias, convidados:
1. Chris Resplande - Goiânia
Goiana, graduada em Ciências Sociais e em Direito, especialista em Direito Constitucional, servidora pública federal. Apaixonada pelas letras, busca na música, na arte, nas línguas a poesia que transcende a vida cotidiana.
2. Giovanna Barretti – Rio de Janeiro
Carioca, poetisa e estudante de direito da PUC-Rio. Autora do livro de poesia Girassol da Editora Autografia. Atualmente, publica poemas no instagram @acordapoesia.
3. Lucão - Goiânia
35 anos, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e há mais de vinte anos alimenta o amor pela escrita. Em 2006 começou a publicar seus poemas, tornando-se um dos participantes do movimento que estreou poesia na Internet. Hoje, é escritor profissional, escreve diariamente e é acompanhado por mais de meio milhão de leitores. Tem sete livros publicados: três de poesia, um romance e três de crônicas. Também é cronista no jornal O Popular.
4. Sophia Lillo – Goiânia
Estudante de 15 anos, depois de uma viagem a Itália se encanta com as artes e descobre a atuação, o cinema, o desenho, a pintura e a poesia. Atuou em cinco filmes goianos e em 2020 realiza o Vídeo-Poema “Coração Velado”, um poema feminista e antiviolência à mulher. 5. Juan Castro - Peru-Goiânia
Mestre em estudos literários pela UFG e arremedo de escritor.
6. Ginnetta Villanueva Villanueva - Arica
Assina como Inés de Vergara em seus poemas. Professora de História, Geografia e Ciências Sociais na cidade de Arica. Exerce atualmente no Colégio Centenário. Vocalista da banda de rock REDDINK. Participou do coletivo Universitário M.A.L (Más Allá de las Letras) com destacados professores e escritores jovens como Daniel Rojas Pacha e Tito Manfred.
7. Reinado Vásquez Valladares - Arica
Professor de linguagem e comunicação publicou “As Antologias Heptadárica” de sete poetas jovens de Arica. “Edições Apeiron” (2002,) “Poetas del desierto”. “La Cáfila ediciones” (2004), recebeu uma bolsa do Conselho Nacional do Livro com a novela “Fojas Cero” (2004) e publicação do “Aprendiz de Animal” em 2003. 8. Rolando Martinez - Arica Poeta, autor dos livros “Kilimanjaro”, “Ciudad Bárbara”, “Cuaderno de croquis” e “Teoría del ojo”. Coordena a Biblioteca do Colégio Centenário de Arica e dirige a editora Aparte edições.
9. Francisco Lillo – Arica – Goiânia
Educador, Cineclubista, produtor cultural e poeta nas horas livres e quando se apaixona.


tertúlia
tertúlia

Categorias: Notícias capa

URL relacionada: https://youtu.be/s9jwKCA13Gc