Doação Edna

MA recebe doação de acervo da Profa. Edna Taveira

Atualizada em 13/03/20 16:22.

Edna Taveira foi diretora do Museu Antropológico entre 1983 e 1993 e ainda 1995 e 1997

Texto e foto: Ênya Morais

Doação Edna 5

Luísa Isabel Taveira Rocha, prima da Profa. Edna Taveira, Leandro Guimarães, Coordenação de Museologia do MA, Ludimila Rodrigues, servidora da Biblioteca da UFG e Rosimeire Rodrigues Alves, que foi acompanhante da Profa. Edna por cerca de dez anos, durante a doação do acervo na Biblioteca Seccional do Museu Antropológico, na última segunda-feira, dia 19.

"Ela, em vida, sempre falava que quando falecesse queria que o seu acervo viesse para o Museu Antropológico". Essas foram as primeiras palavras de Luísa Isabel Taveira Rocha, prima da Profa. Edna Taveira, ao falar do movimento realizado para que a doação do acervo de Edna chegasse até o Museu Antropológico da UFG. Na última segunda-feira, 19, foram doadas 23 caixas de material entre acervo bibliográfico, de pesquisa e audiovisual. Segundo Luísa, essa foi a terceira doação, o que demonstra a vastidão do acervo pessoal de Edna Taveira. A etnóloga, museóloga e também professora Edna Luísa de Melo Taveira foi diretora do Museu Antropológico entre 1983 e 1993 e ainda 1995 e 1997. Ela faleceu em 17 de outubro de 2017 e deixou um legado de pesquisa e trabalho internacional para o Órgão. Hoje a Biblioteca Seccional do MA leva o nome da ex-diretora.

De acordo com o Prof. Manuel Ferreira Lima Filho, atual Diretor do Órgão, a saudosa Profa. Edna Taveira está presente em todas as ações que o Museu faz porque dedicou uma vida de trabalho, formação de profissionais, acolhida de redes nacionais e internacionais. "No ano que celebra seus 50 anos, o MA recebe essa doação agradecido à família da Profa. Edna e disponibilizará, o mais breve possível, todo esse rico acervo para a comunidade universitária", pontua. Um termo de doação feito por William Sebastião Taveira, marido da ex-diretora, foi entregue junto com o acervo. Rosimeire Rodrigues Alves, que foi acompanhante de Edna por cerca de dez anos, fez questão de estar presente no momento da doação e registrou o sentimento ao entregar o acervo: "fico emocionada porque esse era o desejo dela. E agora outras pessoas vão poder estudar e continuar fazendo o que ela fazia aqui", contou.

Veja abaixo fotos da doação:

Doação Edna 3

Luísa Isabel Taveira Rocha, Ludimila Rodrigues, Leandro Guimarães e Rosimeire Rodrigues Alves com o termo de doação do acervo da Profa. Edna Taveira na Biblioteca Seccional do MA.

Doação Edna 2

Rosimeire Rodrigues Alves e Luísa Isabel Taveira Rocha, representantes da família da ex-diretora, durante a doação do acervo.

Doação Edna 4

Registro do acervo bibliográfico, documental, de pesquisa e audiovisual que foi doado na última segunda-feira, dia 19.

Foto: arquivo MA

Professora Edna

Professora Edna Luísa de Melo Taveira. A Professora era Mestre em Ciências Sociais pela USP e museóloga, e teve uma atuação pioneira no ensino e na pesquisa de arqueologia, etnologia indígena, cultura material e museologia no Estado de Goiás. Dirigiu o Museu Antropológico da UFG de 1983 a 1993 e de 1995 a 1997, consolidando a instituição como um museu universitário de referência. Foi fundadora na região da pesquisa arqueológica e museológica, assim como também realizou as primeiras pesquisas sistemáticas com populações indígenas, em especial, os Karajá do Médio Araguaia, nos anos 1970 e 1980. Publicou, entre outros, Carta Arqueológica – Divisão Regional para o Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás, 1972; Etnografia da Cesta Karajá, 1982; Les Karaja du Fleve Araguaia, Reviste Les Dossiers D’Archeologie, 1992; Karajá (Summary) Encyclopedia of World Cultures, 1994. Faleceu em 17 de outubro de 2017. (Fonte: Associação Brasileira de Antropologia)

Fonte: Comunicação do Museu Antropológico